Método Pilates com Bola







Método Pilates com Bola

O uso da bola em práticas físicas já era conhecido desde a antiguidade. No entanto, durante muito tempo ela foi usada somente em atividades bem específicas, como em clínicas de fisioterapia, para tratamento de crianças com problemas de saúde e também para atividades de reabilitação de adultos com problemas ortopédicos.

Mas há algumas décadas descobriu-se que a bola, geralmente feita em material sintético como borracha ou vinil, também poderia ser usada como um excelente instrumento para a prática de exercícios. E um dos descobridores desta informação foi justamente Joseph Pilates. Ele percebeu que a bola seria ideal para o tipo de atividade que ele criou. Isso porque os exercícios feitos com esse artefatonexigem maior concentração por parte do praticante. E a concentração, juntamente com o controle da respiração, é um dos ingredientes principais do Método pilates.

Os Principais Benefícios do Método Pilates com Bola

Os exercícios do Método Pilates com bola exigem principalmente concentração e equilíbrio, para que possam ser executados corretamente. A superfície lisa e arredondada da bola em contato com o corpo exige uma contração muscular para que esta estabilidade seja alcançada. Verificou-se que o seu uso contribui no aumento da flexibilidade corporal, no alongamento e reforço da musculatura, além de promover, principalmente, uma melhoria em sua capacidade respiratória, pois a respiração deve estar sempre em harmonia com cada movimento das atividades.

Por fim, além de evitar lesões e risco de acidentes na execução dos exercícios, o uso da bola tem outro aspecto importante: ela é bastante lúdica, fazendo com que você se divirta ao mesmo tempo em que pratica os exercícios.

Voltar para Tratamentos